A espinheira-santa é uma planta medicinal da espécie Maytenus ilicifolia, rica em flavonóides, taninos e triterpenos, que têm propriedades antioxidantes, cicatrizantes e protetoras gástricas, sendo, por isso, popularmente utilizada como remédio caseiro para auxiliar no tratamento de úlcera gástrica, azia, gastrite, acne ou eczema.
Alguns estudos mostram que a espinheira-santa também tem ação antibacteriana, sendo muito útil para combater a infecção pela bactéria H. Pylori, que pode causar lesões e úlceras no estômago.
A espinheira-santa pode ajudar a melhorar o funcionamento intestinal por ter uma leve ação laxativa. Dessa forma, tomar as capsulas desta planta pode ajudar a tratar casos de prisão de ventre leve a moderada.
A espinheira santa tem leve ação diurética, o que significa que eliminar o excesso de líquidos do corpo, podendo ser útil para auxiliar no tratamento da retenção de líquidos, mas também no tratamento de infecções urinárias, já que mantém o trato urinário limpo.
A dose normalmente recomendada é de 2 cápsulas de 500 mg de espinheira-santa, 2 vezes ao dia, 30 minutos, antes das principais refeições.