Benefícios do Cardo Mariano (Silimarina)
O composto da Silimarina é o principal responsável pelos benefícios do Cardo Mariano. Sua ação é principalmente antioxidante e protetora do fígado, mas pode se aplicar em diversas doenças e condições. Vamos ver com mais detalhes para que serve o Cardo Mariano (Silimarina).
Cardo Mariano (Silimarina) para doenças do fígado
O benefício mais conhecido do Cardo Mariano (Silimarina) é sua ação hepatoprotetora, ou seja, protetora do fígado.
Foi comprovado que a planta tem uma ação muito boa no tratamento de doenças do fígado, incluindo:
Hepatite;
Icterícia;
Fibrose;
Cirrose;
Gordura no fígado;
Degeneração;
Necrose.
O Cardo Mariano (Silimarina) também protege o fígado de intoxicações causadas por:
Cogumelos venenosos (Amanita phalloides e Amanita virosa) cujas toxinas destroem as células do fígado causando sérios danos e até a morte;
Outros fungos tóxicos;
Poluentes industriais;
Remédios cujos efeitos colaterais danificam o fígado (como Paracetamol);
Drogas (como álcool);
Ferro em excesso.
Essa proteção contra intoxicação do fígado acontece porque a Silimarina do Cardo Mariano consegue se ligar aos receptores que ficam nas membranas das células do fígado (hepatócitos). Portanto, como a Silimarina já está tampando esses receptores, ela impede que as substâncias tóxicas se liguem a eles, ou seja, bloqueia as toxinas.
Cardo Mariano (Silimarina) como antioxidante
Quando dizemos que o Cardo Mariano é antioxidante, fica difícil visualizar exatamente o que é essa ação. A oxidação ocorre quando moléculas do nosso corpo reagem com o oxigênio, causando envelhecimento e inflamações que podem virar doenças. Chamamos de antioxidante o composto que retarda a oxidação, ou seja, a reação com o oxigênio.
A Silimarina neutraliza os radicais livres, protegendo o nosso corpo da oxidação e suas consequências. Essa ação antioxidante é 10 vezes mais potente que a ação da Vitamina E. Ela protege as membranas das células de sofrerem um processo chamado peroxidação lipídica, que oxida a gordura da membrana e mata a célula. Portanto, além de proteger o fígado, o Cardo Mariano (Silimarina) também protege órgãos como:
Cérebro;
Coração;
Rins;
Pâncreas;
Células do Sangue;
Cardo Mariano (Silimarina) como antitumoral
Diversas pesquisas foram feitas para descobrir como a Silimarina age em tumores e os resultados foram promissores em vários tipos de câncer, como:
Próstata;
Boca;
Mama;
Cervical;
Cólon;
Bexiga;
Fígado;
Pele.
Cardo Mariano (Silimarina) como anti-inflamatório e imunomodulador
O nosso sistema imunológico é o sistema de defesa do nosso corpo, que nos protege de invasores como vírus, bactérias, fungos, parasitas, etc. Quando nosso corpo é invadido por um corpo estranho, vários componentes do sistema imunológico reagem para expulsar ou matar o invasor. Dentre esses componentes, temos um tipo de célula de defesa chamada de neutrófilo.
A Silimarina, extraída do Cardo Mariano, consegue inibir a produção de óxido nítrico (NO) pelos neutrófilos, controlando a quantidade produzida de forma que não cause danos às células saudáveis. Ela também consegue controlar a quantidade de neutrófilos que migram para o local inflamado.
Outra forma que o Cardo Mariano (Silimarina) age no sistema imunológico é pelas bactérias do intestino, que metabolizam os ativos, melhorando a saúde gastrointestinal e regulando o equilíbrio da microbiota (flora intestinal). Provavelmente, há um estímulo de proliferação de lactobacilus e bifidobactérias, que teria um importante papel imunomodulador.
Por conta de toda essa ação, a planta é utilizada em problemas de inflamação (como artrites, rinites, etc) e imunológicos (como psoríase).
recomenda-se usar 2 capsulas ao dia, antes das principais regeições.
produto dispensado de registro conforme RDC 24 de 2018